Fotografia

Como vender serviços fotográficos durante a pandemia?

Com a pandemia no Brasil as coisas começaram a ficar complicadas.

Levantou-se, então, um grande desafio principalmente para fotógrafos. Como vender serviços fotográficos durante a pandemia? Quais segmentos dentro da fotografia são interessantes para explorar? Fotografia ainda vale a pena?

Diante de tanto “será”, trouxemos esse artigo com dicas de como vender serviços fotográficos durante a pandemia, mais algumas sugestões dos melhores equipamentos de fotografia em 2021, tudo isso com base na experiência que temos com nossos parceiros fotógrafos!

Esperamos que esse post seja útil para você!

A pandemia no Brasil

Desde o começo da pandemia do Covid-19 no Brasil, em fevereiro de 2020, bares, restaurantes, escolas, empresas e salões de festa foram obrigados a fechar as portas.

Aniversários passaram a ser ligeiramente restritos à família dentro de casa, casamentos apenas no cartório, pequenos comércios atendendo de portas fechadas e empresas tendo de se adaptar às novas condições mundiais.

O cenário que presenciamos de um ano para cá foi de uma transição radical do físico ao digital, e as empresas e pequenos negócios que não conseguiram ou não tentaram se adaptar faliram.

Dado o isolamento social e a falta de eventos, segmentos do mercado como a fotografia entraram em crise.

Mesmo depois de algumas flexibilizações da pandemia em vários estados brasileiros, o mercado ficou mais fechado e concorrido, tornando um desafio vender serviços de fotografia durante a pandemia.

Apesar das dificuldades, não é o fim do mundo.

Certo, mas o que devo fazer então?

Como dito antes, tudo é uma questão de adaptação.

Para a fotografia não é diferente, já que os profissionais podem optar por expandir seus negócios atirando em outros alvos no meio digital.

Nesse caso o foco muda de festas e grandes eventos para serviços individuais em espaços abertos, como fotografias de família, fotografias individuais, ensaios lifestyle, fotografia publicitária, stock, arquitetônica, imobiliária entre outros.

O ponto é que o mercado de fotografia não está saturado, não está falido e tão pouco está desvalorizado, basta se adaptar.

Para te ajudar nesse momento delicado que estamos vivendo, listamos algumas boas áreas e dicas para vender serviços fotográficos durante a pandemia, juntamente com alguns dos equipamentos que oferecemos para você se destacar no mercado da fotografia.

Se você se considera já preparado para mergulhar no mercado da fotografia e sabe quais equipamentos deve adquirir, a Markotec é a loja virtual ideal para suprir as suas necessidades em equipamentos fotográficos e de vídeo.

Temos mais de 30 anos de experiência com a nossa loja física no centro de São Paulo e comportamos milhares de produtos à sua disposição em nossa loja virtual!

Contudo, se você tiver dúvidas se a fotografia ainda é um bom mercado ou quer saber como explorar e vender serviços de fotografia durante a pandemia, recomendo que fique com a gente até o final.

Sem mais delongas, mãos à obra!

Fotografia publicitária

Os negócios na pandemia podem ser bem aproveitados na área de fotografia publicitária, por exemplo, uma vez que grande parte das empresas migraram os negócios para o digital.

Nesse nicho, o profissional pode vender serviços fotográficos para lojas de roupas e/ou calçados vendendo suas peças pela Internet, lanchonetes e restaurantes utilizando de um sistema delivery, concessionárias vendendo carros entre outros.

Só nesse ponto já podemos citar nichos como a Fotografia Publicitária e a Fotografia de Alimentos (para fins de marketing).

Fotografia de eventos

A publicidade de uma marca não é tudo.

Apesar de casamentos, por exemplo, terem sido restritos a eventos com limite de horário e convidados, ainda há um mercado em cima dessa atividade, seja fotografando o pequeno evento e/ou o casal para montar um álbum.

Não só isso, serviços individuais como sessão de fotos de um aniversário de 15 anos, ou fotografia New Born por exemplo, é outra área a ser explorada.

Fotografia de Stock

Fotografia de Stock não é o nicho mais famoso, mas é uma fonte de renda e forma de vender serviços de fotografia interessante.

A fotografia Stock consiste em fotógrafos que vão vender fotos que serão licenciadas para fins de marketing digital e/ou para uso em blogs e sites.

O ponto positivo desse nicho é que você pode trabalhar por conta própria quando puder, sem um horário fixo para começar e para parar.

Não só isso, a fotografia Stock lhe dá uma renda passiva, resultado de vendas repetidas.

Em outras palavras, quanto maior o estoque de fotos, maior a variedade, maior o número de vendas e melhor é a fonte de renda passiva.

Fotografia de arquitetura

Outro nicho interessante que traz consigo um bom fluxo de projetos é a fotografia de arquitetura.

Ela mistura habilidades artísticas e técnicas e alguns conhecimentos de elementos de arte e composição adequada.

Serviços de fotografia de arquitetura geralmente são requisitados por designers, arquitetos, empresas e potenciais investidores.

Contudo, para atuar nesse nicho, você vai precisar investir em equipamentos adicionais como lente de mudança de inclinação, um bom tripé, cabeçote panorâmico e um nível de bolha.

Nossas sugestões para os melhores equipamentos de fotografia

Fotógrafo que é fotógrafo não anda sem uma boa câmera, lente, bateria, tripe e acessórios.

Contudo, até para o mais experiente fotógrafo, às vezes, é um desafio escolher a melhor câmera, lente, bateria, tripé e mochila.

Por conta disso, aqui vai nossa sugestão dos melhores equipamentos de fotografia!

Canon

Nossa primeira sugestão de equipamento é a DSLR EOS 6D Mark II, da Canon.

A 6D Mark II fez inúmeros avanços em relação a sua antecessora para melhorar cada aspecto da captura e criação de imagens.

A principal atualização vem na forma de um sensor CMOS de 26,2 MP e o uso do Processador de Imagem DIGIC 7 para fornecer imagens mais nítidas e vívidas em uma variedade de situações de fotografia.

Essa configuração oferece uma faixa de sensibilidade nativa aprimorada de ISO 100-40000, que pode então ser expandida para ISO 50-102400, bem como taxas de disparo rápidas de até 6,5 fps.

Para garantir total nitidez nas suas imagens, há um sistema de AF tipo cruzado de 45 pontos, que é capaz de rastrear assuntos com precisão.

Isso marca uma melhoria significativa em relação ao seu antecessor e resultará em uma aquisição mais rápida do seu assunto.

Junto com um sistema AF renovado, o sensor possui tecnologia Dual Pixel CMOS AF para fornecer um impulso para a focagem em visualização ao vivo e gravação de vídeo, que por si só foi aumentada para Full HD a 60p.

Para fotos ou gravações de vídeo híbridos, você aproveitará a qualidade de vídeo aprimorada, bem como a capacidade de conectar um microfone externo por meio de uma entrada de 3,5 mm.

Os usuários também terão a capacidade de criar filmes de lapso de tempo 4K, bem como vídeos HDR com configurações e modos dedicados.

Além disso, o design da câmera recebeu uma atualização em durabilidade, ergonomia e resistência à poeira e água.

Essa câmera é uma excelente aquisição com um ótimo retorno em fotos de extrema qualidade.

Canon RF 50mm f / 1.8 STM

 Para toda câmera, há uma lente.

Dizem que a lente é a chave para uma boa foto e, portanto, nossa principal sugestão de lente é a Canon RF 50mm f / 1.8 STM.

Compacta, leve e com foco próximo, é uma elegante linha nobre de comprimento normal que oferece um campo de visão clássico e versátil e um design especialmente compacto.

É uma lente ideal para todos os dias e fotos em movimento.

A 50mm f / 1.8 é caracterizada por seu design brilhante para fotos com luz disponível e controle de profundidade de campo adequado.

O design óptico incorpora um elemento esférico, que reduz as aberrações esféricas e distorções, e também possui um revestimento Super Spectra para minimizar reflexos e fantasmas para melhorar o contraste e a precisão das cores.

Além disso, um motor STM oferece desempenho de foco automático incrivelmente silencioso e suave com cancelamento de foco manual em tempo integral.

A lente também tem um anel de controle configurável que permite ajustar as configurações de exposição, incluindo ISO, abertura e compensação de exposição, a partir da própria lente.

Combinada com a nossa sugestão em câmera fotográfica, essa lente vai ajudar você a se destacar no mercado de fotografia!

LENTE CANON EF-S 10-22MM F/3.5-4.5 USM

Nossa segunda sugestão em lentes Canon é a Canon EF-S 10-22MM F/3.5-4.5 USM.

Cobrindo uma gama versátil de grande angular, a EF-S 10-22mm f / 3.5-4.5 USM foi projetada para DSLRs APS-C de montagem EF-S da Canon e fornece uma faixa de distância focal equivalente a 16-35.2mm, para se adequar ao trabalho em uma ampla variedade de condições de fotografia.

Beneficiando da faixa de zoom flexível, há um design óptico sofisticado, que inclui um elemento Super-UD e três elementos asféricos para controlar aberrações cromáticas e esféricas.

Um revestimento Super Spectra foi aplicado para limitar reflexos e fantasmas para melhorar o contraste.

Além disso, essa lente possui um USM do tipo anel para desempenho rápido e silencioso do foco automático e substituição manual do foco em tempo integral.

A marca Canon traz consigo muita qualidade em câmeras, lentes e acessórios e, ao mesmo tempo que o investimento é alto, o retorno compensa.

Mochila

Todas as sugestões dadas, agora você precisa de algo para guardar e/ou transportar seu equipamento.

Por conta disso, nossa quarta e última sugestão é a mochila WF KING KONG I 30 – WB-9064.

A WF KING KONG é uma mochila leve, bonita e prática nas atividades diárias do fotógrafo.

Com aberturas múltiplas e acabamento resistente, oferecem ao profissional a segurança necessária de um acessório eficiente, importante facilitador na hora de tomadas fotográficas externas.

As principais características da WF são as aberturas frontais para acessórios, alças de segurança confortáveis para tomadas intermináveis, zíper secreto para equipamentos valiosos, prova d’água, poeira e areia.

Não só isso, ela tem abertura lateral para acesso rápido e fácil girando facilmente para alcance imediato e um suporte para tripé.

Acesso rápido às aberturas, suporte para tripé, acabamento de qualidade e aberturas frontais para acessórios fazem dela um excelente acessório do mercado de fotografia!

Fotos do artigo: @lucreative, @pawelskor, @samsungmemory e @mihastrtehovec

Você também pode gostar

2 Comentários

  1. Olá vcs prestaram assistência para estabilizadores de câmera hohem isteady pro?

    1. Olá Leandro!
      Acesse o nosso site de assistência técnica: https://www.markotec.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *